A partir deste mês pretendo focar neste espaço o tema hipertextualidade, considerando minha aprovação para apresentação no 4º Simpósio do Hipertexto em Recife, com o seguinte título:
O hipertexto em blog didático de uma LE (Língua Estrangeira): inter-relacionar registros diversos para a prática pedagógica.
RESUMO:
O objetivo deste trabalho é o relato de uma experiência de quatro anos de prática pedagógica em aulas particulares de FLE – Francês Língua Estrangeira - intermediado pela utilização de um blog didático ou de um espaço de autoria, onde o maior foco do hipertexto é inter-relacionar os diversos registros do idioma em si, para possibilitar ao aprendente o desenvolvimento das competências básicas da aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, é abordado o quanto o desenvolvimento da web 2.0 permite aprimorar a prática pedagógica no que se refere ao planejamento de aulas, à transposição didática, ao ensino a distância e expansão da carga horária de uma LE que sempre foi reduzida nas instituições de ensino do Brasil, públicas ou particulares.
PALAVRAS-CHAVE: blog didático, hipertextualidade, prática pedagógica, espaço de autoria, planejamento de aulas/transposição didática e ensino a distância.
Considero a hipertextualidade a principal característica de um blog didático.O professor que se propõe a criar um blog didático ou uma página na internet, um site enfim, torna-se um grande pesquisador neste universo imenso do ciberespaço. Um blog então, para ser didático, necessita oferecer conteúdos de relevância para a disciplina em questão. Como alcançar este objetivo? Bem, há dois modos essenciais: indicação de sites, através de hiperlinks, e criação de textos/atividades interessantes e ou atraentes, adequadas ao conteúdo proposto. Indicarei leituras sobre a hipertextualidade e depois do Simpósio publicarei aqui o artigo que está em processo para este evento.