REA: Termo adotado pela UNESCO em 2000 para a democratização da Educação em todo o mundo.
Este livro é uma leitura indispensável para o nosso tempo. A abordagem trata indiretamente do novo termo EDUCAÇÃO 2.0 que já mencionei aqui e que pretendo trazer como foco para este ano.
LEIA MAIS CLICANDO NA IMAGEM |
"Criticar a instituição escolar é lugar comum. É bem mais difícil encontrar alguém que defenda o modelo de escola como a conhecemos. Mas se a transformação da escola é objeto de estudo e crítica desde o início do século XX, os argumentos para sua radical transformação tomaram novo impulso com a popularização da internet e das novas mídias (AMIEL, 2006). Em um célebre debate entre Paulo Freire e Seymour Papert, Freire defende que a escola deve estar à altura do seu tempo, e para tal não é preciso “soterrá-la, sepultá-la, mas… refazê-la”. Defende que devemos sustentar a possibilidade de “determinado espaço e tempo onde determinadas tarefas se cumprem, sociais e não só individuais, históricas, políticas [...] (PUC-SP, 1995). Promover uma educação mais aberta não significa, portanto, sepultar as instituições que existem..."
BOA LEITURA!!
Adorei a indicação Niuza! Beijo enorme pra ti! Prometo que este ano estarei aqui mais vezes!
ResponderExcluirBom retorno às atividades escolares!
Ah, vou compartilhar teu post lá na fã page do Educar para transformar no Facebook.
Beijocas! .)
Obrigada Vanessa e um bom retorno a você também. Vou aguardar sua visita hem! bjs
ExcluirOi Niuza! Hoje entrei no seu blog para fazer pesquisa...
ResponderExcluirEle está um verdadeiro Recurso Educacional Aberto!.
Cheguei aqui porque precisava desse livro e sabia que você havia mencionado. Obrigada,
Jô
Que coisa boa! Este é o meu propósito Josete, poder ajudar sempre neste trabalho de "educadoras digitais". Volte sempre! bjs
ResponderExcluir