A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica é uma publicação semestral da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
Leia , entre todos, o Artigo : "A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica"
No parágrafo onde se encontra a frase que sustenta a identidade entre artefatos e "conhecimentos mortos", verifica-se um total absurdo! “Os conhecimentos tecnológicos, ao se condensarem em atos humanos e em artefatos (conhecimentos mortos), são historicamente determinados e nem sempre são transmissíveis pelos meios discursivos, exigindo do docente e do aluno um esforço de pesquisa, de decodificação e re-significação.” O pior é que não há nenhum fundamento filosófico para tal ideia, nem poderia ter. É possível dizer, junto a Karl Marx, que há "trabalho morto" e um artefato poderia ser considerado um trabalho morto. Mas "conhecimentos mortos"? De onde veio isso para a cachola da autora? E o mais grave ainda é que uma coisa como essa, errada e sem fundamento filosófico ou sociológico, é tomada como referência em provas de concursos para Institutos Federais de Educação como se fosse algo "certo". ??????? Vamos falar com mais propriedade sobre os temas da educação tecnológica e não com completa ausência de fundamento!!!!
No parágrafo onde se encontra a frase que sustenta a identidade entre artefatos e "conhecimentos mortos", verifica-se um total absurdo!
ResponderExcluir“Os conhecimentos tecnológicos, ao se condensarem em atos humanos e em artefatos (conhecimentos mortos), são historicamente determinados e nem sempre são transmissíveis pelos meios discursivos, exigindo do docente e do aluno um esforço de pesquisa, de decodificação e re-significação.”
O pior é que não há nenhum fundamento filosófico para tal ideia, nem poderia ter. É possível dizer, junto a Karl Marx, que há "trabalho morto" e um artefato poderia ser considerado um trabalho morto. Mas "conhecimentos mortos"? De onde veio isso para a cachola da autora? E o mais grave ainda é que uma coisa como essa, errada e sem fundamento filosófico ou sociológico, é tomada como referência em provas de concursos para Institutos Federais de Educação como se fosse algo "certo". ??????? Vamos falar com mais propriedade sobre os temas da educação tecnológica e não com completa ausência de fundamento!!!!