Oficinas/ Minicursos

  •  III Encontro - Curso: COMPUTADOR EM SALA DE AULA: DESAFIOS POSSÍVEIS
  • II Encontro -  Curso: COMPUTADOR EM SALA DE AULA: DESAFIOS POSSÍVEIS
  • I Encontro - 14 DE MARÇO 2014 - Curso: COMPUTADOR EM SALA DE AULA: DESAFIOS POSSÍVEIS - Secretaria Municipal de Educação de Barroso/MG - Para professores da rede municipal
CLIQUE NA IMAGEM PARA VER A
APRESENTAÇÃO DO MÓDULO I

  • 10 de fevereiro 2014 - Palestra na Escola Estadual Pe João Botelho - Para alunos do Ensino Médio 


  • 21 de agosto/2013 - Palestra CEFET-MG para alunos do Mestrado em Estudos de Linguagens, a convite do Prof. Dr.Vicente Parreiras





  • MAIO DE 2013: Minicurso aprovado para o II Congresso Brasileiro de Recursos Digitais na Educação - Universidade P. Mackenzie - SP

Ementa:

  • LEITURAS: 
  •  Por que criar um blog?/Espaço de autoria/Tipos de blog 
  •  Internet: sites de pesquisa; hipertexto/links; vídeos educativos; dicionários online; 
  •  Banco de imagens; conta do gmail 
  •  Como criar um blog na plataforma Blogger 
  •  Transposição Didática /Inserção da Tecnologia na Prática Pedagógica; 
  •  Planejamento e Projetos 
  •  Atividades avaliativas; Google Docs (Construção do conhecimento) 
  •  Atualização e Manutenção do blog 
  •  Responsabilidade na publicação/Revisão ortográfica - REA( Recursos Educacionais Abertos)
  •  Encerramento
Metodologia:
  •  Apresentação de slides introduzindo uma conversa informal: Novo perfil do profissional da educação/Geração “Z” e Porque criar um blog? Espaço de autoria e tipos de blog 



Início da oficina:
  •  Criação de banco de imagens/ Direitos autorais/ Autorização para exposição de imagens (alunos)
  •  Tipos de blogs – análise de pontos positivos e negativos (navegação em blogs da rede)
  •  Criação do blog – espaço de autoria:
  •  Conceito de URL
  •  Escolha de um nome significativo/Palavras-chave e pesquisa
  •  Layout – ferramentas do blogger; criação de páginas
  •  Postagens/ Marcadores de postagens/ Gadgets da barra lateral/hiperlink: Como inserir?
  •  Vídeos – incorporar diretamente ou com código html (e Movie maker)
  •  Pesquisa para adequação do conteúdo/Referências/ Transposição didática
  • Atividades pelo Google Docs/Planejamento
  • Importância da atualização do blog (manutenção) e comentários com conta e com URL
  • Sugestões de criação de blogs:  Blog para a própria disciplina; Blog Institucional etc...

**************************

REA:  Termo criado pela UNESCO - “Recursos Educacionais Abertos são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros”. Cabem aí cursos inteiros ou parciais, livros ou capítulos, vídeos, artigos acadêmicos e aulas em qualquer formato, ou seja, tudo que serve para aprendizagem tem potencial para ser REA, basta estar online e sem bloqueio por senhas, proibições autorais ou formatos que dificultem o acesso."

TIPOS DE BLOGS:

"A infinidade de blogs existentes já permite até uma categorização por tipos. Os blogs podem ser divididos em blogs pessoais, geralmente usados como diário dos acontecimentos da vida do usuário, primeiro objetivo da ferramenta; blogs corporativos e organizacionais, usados por empresas como ferramentas de divulgação e contato com clientes a ponto de já existir o cargo de blogueiro em uma empresa, ou seja, o indivíduo é contratado para realizar os registros da empresa no blog para contatos internos e externos; blogs de gênero que tratam de assuntos específicos dominados pelo usuário como cinema, fotografia, pintura[1], poesias, humor, opiniões políticas e etc.; blogs educativos com fins pedagógicos que podem ser das instituições escolares para a comunidade, onde apresentam relatos de atividades, eventos realizados na instituição, projetos e etc ou de professores com o objetivo de divulgação de conteúdo disciplinar e finalmente, a esta lista, acrescentamos a denominação blogs didáticos. Nomeamos assim, diferenciando o termo de blogs educativos, por considerarmos que os blogs educativos são mais informativos do que didáticos. Um blog didático tem como objetivo primeiro apresentar atividades para a extensão da carga horária da aula presencial, pode ser utilizado efetivamente durante uma aula expositiva como material de apoio para a dinâmica da aula em si. O professor prepara suas aulas, escolhe o material a ser apresentado para os alunos em formato de texto, vídeo, entrevista, atividades lúdicas e etc. inserindo hiperlinks a sites relacionados e cria suas postagens (ou uma URL) que poderão ser consultadas fora do horário escolar, referenciadas em qualquer circunstância. É este, portanto o formato do blog para o ensino de uma Língua Estrangeira deste relato de experiência. Denominamos blog didático enfim por apresentar características do que CHEVALLARD define como Transposição Didática, e o que será abordado aqui intermediado pela hipertextualidade."

Este é um trecho do artigo "O Hipertexto em Blog Didático de uma LE (Língua Estrangeira): Inter-Relacionar Registros Diversos para a Prática Pedagógica" 
Niuza Eugênia do Amaral Lima
...................................................................................
[1] Um exemplo interessante: http://joserosarioart.blogspot.com.br/


De acordo com Romero Tori em seu blog "Educação sem distância":
"O autor inicia contando uma situação que passou com sua filha adolescente que lhe disse ter importante trabalho escolar a concluir para o dia seguinte. Ao visitá-la em seu quarto para ver como estava andando a tarefa a encontrou assistindo TV, ouvindo iPod, navegando na internet, editando texto, preparando uma apresentação, enviando mensagem pelo celular, conversando via mensagem instantânea na Internet e, claro, acessando sua rede social. Tudo isso ao mesmo tempo! Ele se preparava para lhe passar um sermão, quando percebeu que o programa na TV se relacionava ao trabalho e tinha sido indicado por sua professora, a quem sua filha estava agradecendo via mensagem de celular. O acesso às redes sociais era para levantamento de informações para o trabalho, que era realizado em grupo, com suas colegas participando a distância via internet. A música no iPod era a trilha que usaria na apresentação. O resultado de tudo isso, relata o autor, foi avaliado com a nota máxima."
"Geração Z" - nascidos a partir de 1995




  • FEVEREIRO DE 2013: Oficinas realizadas no Encontro de Professores para o Ensino do uso da Biblioteca em escolas da Rede Pública do Estado de Minas Gerais, promovido pela MAGISTRA - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores - SEEMG


Blog Didático: Planejamento diário de atividades para a prática pedagógica
 Profª Msc Niuza Eugênia
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."  Paulo Freire


Ementa: 
  • LEITURAS: 
  •  Por que criar um blog?/Espaço de autoria/Tipos de blog 
  •  Internet: sites de pesquisa; hipertexto/links; vídeos educativos; dicionários online; 
  •  Banco de imagens; conta do gmail 
  •  Como criar um blog na plataforma Blogger 
  •  Transposição Didática /Inserção da Tecnologia na Prática Pedagógica; 
  •  Planejamento e Projetos 
  •  Atividades avaliativas; Google Docs (Construção do conhecimento) 
  •  Atualização e Manutenção do blog 
  •  Responsabilidade na publicação/Revisão ortográfica - REA( Recursos Educacionais Abertos)
  •  Encerramento
Metodologia :
  • Apresentação de slides introduzindo uma conversa informal: Novo perfil do profissional da educação/Geração “Z” e Porque criar um blog? Espaço de autoria e tipos de blog





  • Criação de uma conta no Gmail (por que o Gmail??)
  •  Explorando a Internet: sites de conteúdo; pesquisa; vídeos/ interface gráfica...
  •  WEB 1.0/WEB 2.0; Objetos de Aprendizagem - (Banco de O.A) - Vídeo O.A
  •  Criação de banco de imagens/ Direitos autorais/ Autorização para exposição de imagens (alunos)
  •  Tipos de blogs – análise de pontos positivos e negativos (navegação em blogs da rede)
  •  Criação do blog – espaço de autoria:
  •  Conceito de URL
  •  Escolha de um nome significativo/Palavras-chave e pesquisa
  •  Layout – ferramentas do blogger; criação de páginas
  •  Postagens/ Marcadores de postagens/ Gadgets da barra lateral/hiperlink: Como inserir?
  •  Vídeos – incorporar diretamente ou com código html (e Movie maker)
  •  Pesquisa para adequação do conteúdo/Referências/ Transposição didática
  • Atividades pelo Google Docs/Planejamento
  • Importância da atualização do blog (manutenção) e comentários com conta e com URL
  • Blog Institucional (O blog da Escola e a Biblioteca)
  • Sugestão de criação de um blog para a escola com o compromisso de atualização.
  • Sugestão de criação de um blog literário para os alunos ( onde serão postados produção de textos dos alunos, indicações de sites sobre escritores, e-books e etc)




CONHEÇA O CRV - Centro de Referência Virtual do Professor - MG


Ferramentas Blog: Orientações para criar um blog (Blogger)

**********************************************************************

Indico aqui o blog de Maria Izabel, de Ponte Nova, que participou destas oficinas e conforme afirmou, seguirá com bastante entusiasmo seu trabalho . 

CLIQUE AQUI 



10 comentários:

  1. Olá Niuza Eugenia! Vim agradecer sua visita e o recado que vc deixou: Muito Obrigada! Fico feliz em saber que o BICHIM DE JARDIM será indicado a receber visitas . Muita gentileza!Obrigada! Sucesso no curso!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra! Seu trabalho é lindo, vou indicar sim. Sucesso! Volte sempre
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Niuza, vi sua postagem no grupo Blogs Educativos e resolvi dar uma conferida... Parabéns! Tenho certeza de que o minicurso será um sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita e pela indicação do meu blog DE Alfabetização,seu trabalho é muito bom. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o conteúdo da sua oficina, Niuza!
    Com certeza vamos fazer uma grande parceria. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que bom ver o Dicas de Ciências aqui. Contem com o Dicas e comigo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo seu trabalho Andrea! Volte sempre
    um grande abraço

    ResponderExcluir