terça-feira, 8 de maio de 2012

PONTO DE VISTA. Educação Tecnológica - W.A.BAZZO

Para nossa leitura:

Ciência, Tecnologia e Sociedade
E o contexto da educação tecnológica

Walter Antonio Bazzo

A tecnologia apresenta dentro da sua característica organizativa um aspecto que a partir de agora se estará tratando como 'mapa de interesses'1, o qual engloba quase tudo que possa ser significativo na mudança de cultura do ensino tecnológico. Como este mapa de interesses envolve o científico, o ideológico, o econômico, o ético, o cultural, e poderiam, todos eles, ser abarcados pelo que se chamaria de 'interesse democrático', a ciência e a tecnologia parecem realmente estar sendo tratadas como assuntos de interesse público.
Fica patente, portanto, que a cultura que precisa ser estabelecida nas escolas de todo o país é a cultura do tratamento de um assunto que é público com a forte necessidade de avaliações contínuas. Isto estabelecido, não redundaria em mudanças de caráter radical nos outros ensinamentos postos hoje nas escolas, como muitos pensam, e por pensarem desta maneira sempre se insurgem contra qualquer possível mudança que implique, agora sim, posturas diferenciadas nas abordagens destes conhecimentos.
Os interesses em jogo na sociedade atual retiram dos experts o monopólio das decisões de cunho científico-tecnológico. Eles não recebem mais carta branca para poderem agir de acordo com seus conhecimentos técnicos isolados. Os cidadãos querem mais participação nas decisões e no domínio do conhecimento científico e tecnológico.
Sempre se acreditou que a ciência e a tecnologia eram supremas e únicas para a resolução de todos os problemas. Acreditou-se neste paradigma até muito recentemente, mas agora se sabe que elas não os resolvem sozinhas. Existe um entorno determinado pelo comportamento social que define, e mais do que isso, impõe estes benefícios. Na complementação desta idéia inicial, portanto, é importante que os estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade que se propõe como imprescindíveis nas escolas de engenharia não sejam tratados como mais uma disciplina estanque e dissociados da lógica organizativa do todo do aprendizado do curso, mas sim como uma área de conhecimento fundamental para formar no futuro um profissional sintonizado com as suas responsabilidades técnicas e sociais. Por isso é preciso desenvolver, além de um campo comum para esse tipo de discussão, um vocabulário moderno e algumas ferramentas metodológicas que permitam uma cooperação importante entre os projetos tecnológicos, sua utilização, seu desenvolvimento e o aprendizado das técnicas estabelecidas para que estes avanços se processem. Neste sentido tem-se que encarar a ciência e a tecnologia como forma de vida e avaliá-las e entendê-las dentro de um tripé que parece fundamental: como instrumentos, como organização e como cultura.

3 comentários:

  1. I've been browsing online more than 3 hours today, but I never discovered any fascinating article like yours. It is lovely value sufficient for me. In my view, if all website owners and bloggers made just right content as you probably did, the internet will likely be much more useful than ever before.
    Also see my page: Hydraulik Poznan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TRADUÇÃO:
      Eu fiquei online mais do que 3 horas de hoje, mas eu nunca descobri qualquer artigo fascinante como o seu. É adorável, valor suficiente para mim. Na minha opinião, se todos os proprietários de sites e blogueiros fizessem conteúdo apenas para a direita como você faz, a internet provavelmente seria muito mais útil do que nunca.
      Também ver a minha página

      Excluir
    2. Muito obrigada! Utilizei o tradutor do google para ter certeza do que já havia entendido, porém com algumas dúvidas porque sou Professora de Francês, compreendo menos o inglês. Seu comentário me deixou muito Feliz! Conheça também o meu blog http:/auladefrances-bh.blogspot.com.br e volte sempre!

      THANK YOU!

      Excluir