Em nossas oficinas propomos a criação de um espaço de autoria para os profissionais da Educação.Nesta postagem apresentaremos uma reflexão necessária para o entendimento da importância deste espaço para os educadores e abordaremos algumas vantagens da EAD - Educação a Distância.
- A primeira pergunta é: O que é a educação a distância?
"Educação a distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente." Moran (leia mais)
Esta resposta simples basta aqui para o entendimento que queremos considerar: Um blog didático é uma ferramenta para a EAD, e poderá ser também usado em sala de aula, ou no Laboratório de Informática.Mas a principal vantagem do blog didático, ao nosso ver, é que o processo ensino-aprendizagem , mediado pela tecnologia, poderá ter continuidade para além da sala de aula. O contato com os alunos se estenderá em um ambiente de interação constante, o que apontamos como a segunda principal vantagem do espaço de autoria do professor: diferentemente de um site estático, onde não há possibilidade de mudança das páginas, o formato do blog permite a ampliação da transmissão do conteúdo apresentado em sala de aula, com a formatação que o próprio professor/autor queira dar ao que está sendo ensinado. E neste ponto caminhamos para a segunda pergunta:
- A segunda pergunta é: Qual o papel do professor diante da EAD?
Ou qual o papel do professor diante da construção de seu espaço de autoria que se tornará um instrumento da EAD? Estas perguntas serão respondidas a longo prazo em nossas oficinas, mas aqui já apontamos que o papel do educador vem se modificando nas últimas décadas a partir do desenvolvimento das ferramentas tecnológicas e é um discurso já exaustivo, o discurso que desejamos abordar estará relacionado ao savoir-faire pedagógico e à pergunta constante: "Tenho à minha disposição um arsenal de ferramentas e me pergunto a todo instante como fazer para aplicá-lo bem à minha prática pedagógica, tornando minhas aulas interessantes, dinâmicas, significativas no processo ensino-aprendizagem? O principal papel do educador neste savoir-faire apoiado a este arsenal tecnológico se refere a uma troca constante professor/aluno, aluno/professor. A figura de um mestre autoritário, dono da verdade, desapareceu e um profissional que insistir nesta postura não encontrará mais um espaço de trabalho.
Este é o admirável mundo novo da educação.Vamos a ele com toda a nossa energia!
Esta discussão será foco do nosso trabalho.
Niuza, é um prazer conhecê-la, e agradeço por me seguir. Já estou lhe seguindo também, não para retribuir, mas porque além do conteúdo do seu Blog ser muito bom ele também me interessa. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Profa Bia!
ResponderExcluirAcredito muito nesta proposta,a questão agora é como levar para a prática pedagógica todos estes recursos de forma eficiente
Volte sempre! []
Niuza