sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sobre Webquest

Webquest é mais um recurso dos ambientes virtuais para a prática pedagógica. O que é mais importante para os professores ou profissionais da educação é estarem cientes que qualquer recurso escolhido nestes ambientes, exigirá um bom planejamento das atividades propostas, uma vasta pesquisa sobre o conteúdo a ser abordado, uma boa seleção de imagens atrativas... Este trabalho não é diferente de qualquer planejamento que o bom professor está habituado a fazer, o diferencial no entanto é que estará depois de pronto, disponibilizado em um local de fácil acesso a todos: alunos, colegas de trabalho, comunidade escolar, internautas enfim...

Os elementos que estruturam uma webquest são:
  • INTRODUÇÃO
  • TAREFA
  • PROCESSO
  • RECURSOS
  • ORIENTAÇÕES
  • AVALIAÇÃO
  • CONCLUSÃO
Uma vez elaborado, seguindo o modelo, o recurso ficará disponibilizado para acesso em ambiente escolar ou em casa.É mais um modo de estender o horário de estudo e pesquisa dos alunos.
VEJA MODELOS NO PORTALWEBQUEST



CLIQUE NA IMAGEM, entre no site e leia mais sobre WEBQUEST

8 comentários:

  1. Li e aceitei seu convite. Parabens! lindo trabalho! Irei isufruir bastante de suas publicações, afinal sou iniciante como professora blogueira, mas encantada com tudo.
    Professora Marilene
    www.esteemeulugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora e colega. Este é um trabalho prazeroso para mim, pois acredito muito na Educação e no apoio que as ferramentas tecnológicas possibilitam.
    Marilene, acho que eu não me definiria como "blogueira", apesar de manter 4 blogs na rede.Talvez pela conotação do termo que parece não ter uma relação com a Educação em si.O que você acha?Que nome seria possível? Blog-educadores?? Vamos buscar um termo novo para nós? Eu venho batizando os blogs como blog didático, não apenas educativo, considerando que para funcionar bem, a transposição didática necessita ser muito bem feita...
    Obrigada pela visita, qualquer dúvida entre em contato, estou pronta para ajudar...
    bjin
    Niuza

    ResponderExcluir
  3. Olá Niuza

    Excelente trabalho. Ganhou mais uma seguidora.

    Abraços,

    Débora Martins

    http://educacaolivreparapensar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Débora.Já visitei seu blog e gostei muito também.Vamos em frente... []

    ResponderExcluir
  5. Oi Nilza
    Trabalhar com webquest é um desafio para mim, mas com certeza esse ano com essas explicações irei superar minhas barreiras.
    Obrigada,
    @braços,
    Elisângela
    http://professoraelisangelamenezes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Com certeza Elisângela, os desafios estão aí para serem superados...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Niuza,
    Para mim também será um desafio, pois até o momento não conhecia esta ferramenta. Pesquisei na net um pouco mais, e estou empolgada para aplicá-la em tarefas com os alunos. Se tiver dificuldades posso contar com sua colaboração?

    Professora Marilene
    www.esteemeulugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Com certeza Marilene!É o objetivo deste espaço.Estaremos prontas para te ajudar sempre.
    Eu e minha parceira sua xará, Marilene Terra.
    A vantagem de elaborar atividades com webquest é que o acesso é fácil, os alunos podem até imprimir em casa...
    Vá em frente
    bjs

    ResponderExcluir