segunda-feira, 17 de março de 2014

Uma possível resposta à pergunta anterior...


"Os professores na ativa precisam adquirir a competência que lhes permitirá proporcionar a seus alunos oportunidades de aprendizagem com apoio da tecnologia."
Veja aqui o material de apoio da UNESCO:

"...Os programas de desenvolvimento de profissionais na ativa e os programas de preparação dos futuros professores devem oferecer experiências adequadas em tecnologia em todas as fases do treinamento. Os padrões e recursos no projeto da UNESCO Padrões de Competência em TIC para Professores apresentam diretrizes específicas para o planejamento de programas educacionais e treinamento de professores para "o desempenho de seu papel na formação de alunos com habilidades em tecnologia.      (*Grifo nosso)

Três grandes pilares são apontados para a formação do professor:
  • O primeiro é a AlfabetizaçãoTecnológica, ou seja, aprender a usar as ferramentas tecnológicas. 
  • O segundo é o Aprofundamento do Conhecimento. 
  • O terceiro pilar é a Criação do Conhecimento. As ferramentas tecnológicas uma vez  incorporadas por professores e alunos, lhes permite produzir conhecimento a partir delas.



"As práticas educacionais tradicionais já não oferecem aos futuros professores todas as habilidades necessárias para capacitar os alunos a sobreviverem no atual mercado de trabalho. " 

2 comentários: